CE: Prefeito é preso e afastado antes da posse por elo com Comando Vermelho
O prefeito reeleito de Santa Quitéria (CE), José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), foi preso nesta quarta-feira (1º) em sua casa, instantes antes da posse marcada na Câmara de Vereadores. Ele é acusado de ter usado a facção CV (Comando Vermelho) para coagir eleitores rivais na eleição de 2024.
A prisão foi decretada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará, que ainda determinou o afastamento do cargo e ordenou uma busca e apreensão na casa do prefeito. As medidas foram cumpridas pela PF (Polícia Federal). O vice-prefeito Gardel Padeiro (PP) também foi afastado do cargo.
Segundo apurou a coluna, foram expedidos quatro mandados de prisão, e dois foram cumpridos —entre eles o do prefeito. Os nomes dos demais alvos não foram revelados. O TRE informou que não vai se manifestar porque o caso está em segredo de justiça.
De acordo com nota da Polícia Federal no Ceará, entre os crimes identificados estão ameaças diretas, ameaça a moradores e uso indevido de recursos públicos para atender aos interesses do grupo criminoso. A nota ainda informa que as investigações continuam com a análise de materiais apreendidos e ações para identificar outros envolvidos.
Ainda nesta quarta-feira, após a sessão de posse dos novos vereadores, o filho de Braguinha, Joel Madeira Barrozo (PSB), foi eleito como presidente da Câmara. Como ele é o primeiro na linha sucessão, na ausência de prefeito e vice, assumiu de forma interina.
O motivo do pedido de prisão não foi informado, mas o prefeito está sendo investigado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) por suposto abuso de poder político/autoridade por relação com a facção CV.
Na semana passada, o MPE pediu a cassação da chapa por ter usado a ação do CV a seu favor, ameaçando eleitores do candidato rival.
A coluna tenta contato com a defesa do prefeito.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.