Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA confina pessoal de sua embaixada em Cabul por covid

17/06/2021 13h26

Washington, 17 Jun 2021 (AFP) - A embaixada dos Estados Unidos em Cabul ordenou, nesta quinta-feira (17), o confinamento estrito de seu pessoal devido ao aumento de casos de covid-19 em uma missão que já está sob pressão devido à retirada militar americana do Afeganistão.

A administração da embaixada reportou 114 infecções e uma morte, com várias pessoas evacuadas por motivos médicos.

Também informou o confinamento de todos os funcionários em seus quartos, exceto para comer, fazer exercícios ou relaxar sozinho, enquanto proibiu todos os esportes de equipe e a maioria das reuniões internas.

"As consequências do não cumprimento das políticas contra a covid incluem a perda do cargo no próximo voo disponível", alertou a missão diplomática, ao mesmo tempo que incentivou a vacinação, indicando que 95% dos casos ocorreram entre pessoas que não foram totalmente vacinadas.

Como em todas as missões americanas no exterior, a vacinação é uma prioridade na legação de Cabul, onde mais de 90% de seu pessoal afegão e de outras nacionalidades recebeu pelo menos uma dose.

O Departamento de Estado ordenou a saída do pessoal não essencial do Afeganistão em abril em meio a preocupações com o aumento da violência e ameaças devido ao avanço do Talibã após o anúncio do governo de Joe Biden da retirada de todas as tropas do Afeganistão antes de 11 de setembro.

sct/ft/yow/ll/mr