Topo

Esse conteúdo é antigo

Dezoito civis morrem em ataque no oeste do Níger

29/07/2021 12h32

Niamei, 29 Jul 2021 (AFP) - Dezoito pessoas foram mortas nesta quarta-feira (29), no Níger, em um ataque na área de Banibangou, perto da fronteira com o Mali, onde 14 civis foram mortos no domingo (25) por homens armados em motocicletas - disse um político local à AFP.

"O ataque foi cometido na manhã de quarta-feira por homens armados em motocicletas. Dezoito pessoas foram mortas, e quatro ficaram feridas, na aldeia de Deye Koukou, a 20 quilômetros da cidade de Banibangou", disse esta mesma fonte, que pediu anonimato.

O político não especificou as circunstâncias do ataque, que ocorreu em uma área onde supostos jihadistas costumam atacar civis.

Com esse saldo, já são 32 civis mortos na região em menos de uma semana.

No domingo, 14 pessoas foram mortas na aldeia de Wiyé, também localizada no município de Banibangou, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com o Mali.

Após o ataque de Wiyé, o Ministério nigeriano do Interior nigeriano garantiu que "medidas de segurança e sanitárias" serão "reforçadas na área" e que uma investigação foi aberta para encontrar os agressores.

Banibangou é um município da região de Tillabéri, na zona das "três fronteiras" entre Níger, Burkina Faso e Mali, onde há anos ocorrem ataques de grupos ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico.

Nesse mesmo município, um suposto ataque jihadista causou 66 mortes em meados de março, segundo balanço oficial.

bh/pid/jhd/jvb/mb/ap/tt