Topo

Esse conteúdo é antigo

Duas fortes explosões, seguidas de disparos, atingem capital afegã

03/08/2021 17h19

Cabul, 3 Ago 2021 (AFP) - Duas fortes explosões sacudiram Cabul na noite de terça-feira (3), com cerca de duas horas de intervalo, uma das quais foi atribuída por fontes de segurança a um carro-bomba perto da residência do ministro da Defesa, no centro da capital afegã.

O ministério do Interior informou que o ataque com explosivos terminou com todos os atacantes mortos.

Após a segunda explosão, que ocorreu por volta das 22h00 locais (14h30, no horário de Brasília) e cuja origem não era imediatamente conhecida, ocorreram várias detonações de menor intensidade. Um tiroteio intenso continuou no centro de Cabul cerca de trinta minutos depois.

A primeira explosão, ouvida em vários bairros da capital afegã, foi a de um carro-bomba dirigido por um homem-bomba contra a casa de um deputado, perto da casa do ministro da Defesa, o general Bismillah Mohammadi, indicaram várias fontes de segurança sob anonimato.

As fontes acrescentaram que os agressores conseguiram entrar na casa do deputado.

"Não se preocupem, está tudo bem", tuitou o ministro da Defesa uma hora após a primeira explosão.

"Terroristas detonaram um carro cheio de explosivos em uma área residencial de Cabul esta noite. Como resultado, vários deles entraram em casas e enfrentaram as forças de segurança. Forças policiais especiais estão no local e iniciaram operações de limpeza," disse o porta-voz do Ministério do Interior, Mirwais Stanekzai,

Uma fonte de segurança afegã informou que três pessoas morreram e duas ficaram feridas na primeira explosão, sem maiores detalhes. Um balanço oficial de qualquer uma das duas explosões não está imediatamente disponível.

Há três meses, o talibã realiza uma ofensiva em todas as frentes contra as forças afegãs, dada a retirada do país das forças internacionais, e já conquistaram vastas áreas rurais.

As forças afegãs, que até agora mostraram uma resistência fraca, controlam apenas as capitais provinciais, três das quais foram recentemente atacadas por insurgentes.

jds/sw/mis/dbh/ap/mvv