Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombeiros gregos combatem dois grandes incêndios em Eubeia e Olímpia

05/08/2021 16h17

Kourkouloí, Grécia, 5 Ago 2021 (AFP) - Em plena onda de calor, bombeiros gregos continuavam nesta quinta-feira (5) sua luta contra dois preocupantes incêndios no leste e oeste do país e também nas proximidades de Atenas, onde o fogo ganhou intensidade com o cair da noite.

Em Kourkouloi, uma das 18 localidades da ilha de Eubeia evacuadas por precaução, densas nuvens de fumaça cobriram completamente o topo de uma montanha enquanto aviões e helicópteros lutavam para apagar as chamas, constatou uma equipe da AFP.

"Fui com meus filhos, minha esposa, meus netos, salvei o que pude. Mas é uma catástrofe, tudo queimou na cidade", disse Ioannis Aslanis à AFP.

"É um momento muito triste. Mas, felizmente, todos estão bem", observou Konstantinos Konstantinidis. "Vamos nos levantar, espero com a ajuda do Estado, e esperamos passar verões como os de antes em nossa cidade", acrescentou o homem de 79 anos.

A Grécia luta há uma semana contra dezenas de incêndios na "pior onda de calor" em mais de três décadas, segundo seu primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, com temperaturas entre 40 e 45 graus Celsius.

"Estamos fazendo um esforço titânico em várias frentes", resumiu o vice-ministro grego de Proteção Civil, Nikos Hardalias, na quarta-feira.

Nos arredores de Atenas, o incêndio que começou na terça-feira continuou a ocupar os bombeiros nesta quinta, depois de destruir 1.250 hectares de pinheiros.

Duas cidades foram evacuadas nesta quinta-feira depois que um dos focos foi reacendido violentamente, segundo a televisão pública ERT.

Como na terça-feira, nuvens escuras de fumaça se espalharam pela capital grega nesta quinta-feira, causando degradação significativa na qualidade do ar, de acordo com o Observatório Nacional de Atenas.

Nesta quinta-feira, foi aberta uma investigação preliminar sobre a origem deste incêndio no sopé do Monte Parnés, após a publicação de depoimentos afirmando que ele teve início com a explosão de uma instalação da empresa pública de energia elétrica.

- Proteger Olímpia -As principais forças foram posicionadas perto da cidade velha de Olímpia. O objetivo é proteger os vestígios arqueológicos no local dos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, na península ocidental do Peloponeso.

Segundo a agência de notícias grega ANA, dois moradores e dois bombeiros ficaram feridos.

Depois de ter queimado cerca de vinte casas, "o incêndio agora se dirige para a área de Lala", um setor florestal montanhoso a nordeste do sítio arqueológico, disse o prefeito Nektarios Farmakis à agência grega ANA.

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, que esteve na região nesta quinta-feira, declarou a "necessidade de estudos" para "evitar mais catástrofes".

"Se alguém ainda está se perguntando se a mudança climática é real, venha ver a intensidade desse fenômeno", disse Mitsotakis.

A cidade da antiga Olímpia, normalmente repleta de turistas nesta época do ano, 18 cidades próximas e uma colônia de férias foram evacuadas.

- Incêndio descontrolado em Eubeia -Na grande ilha de Eubeia, cerca de 200 km a leste de Atenas, um violento incêndio atingiu um terreno montanhoso e arborizado na terça-feira.

Para combater as chamas, foram enviados cerca de 500 militares, além de 40 aviões e helicópteros , segundo o chefe das Forças Armadas gregas, Konstantinos Floros.

Junto com Chipre e Suécia, a França anunciou o envio de 40 bombeiros e oito toneladas de equipamentos.

Centenas de casas e mais de 25.000 hectares de pinheiros foram queimados, segundo as primeiras estimativas.

Segundo Giannis Tsapourniotis, prefeito de Mantoudi, o incêndio é muito violento e avança em quatro frentes, uma das quais está fora de controle a oeste do mosteiro de Saint David, evacuado à força na quarta-feira.

A força do vento e a falta de visibilidade desta quinta-feira dificultaram os trabalhos aéreos.

Os bombeiros indicaram nesta quinta-feira que trabalhavam em 92 focos na Grécia, contra 118 na quarta-feira, segundo o vice-ministro grego da Proteção Civil, Nikos Hardalias.

"As condições são difíceis, muito incomuns", anunciou o ministro da Proteção Civil, Michalis Chrisochoidis, na televisão pública ERT.

Outro incêndio ainda estava ativo em Messínia, no sul da península do Peloponeso (sudeste), onde seis comunas foram evacuadas por precaução, segundo os bombeiros.

bur-chv/grp-jvb/mb/jc/mvv