Topo

Esse conteúdo é antigo

Furacão Nora encosta no litoral do México e provoca chuvas torrenciais

Árvore caída em uma rua enquanto o furacão Nora atinge a costa sudoeste do México, em Manzanillo, no estado de Colima - REUTERS/Jesus Lozoya
Árvore caída em uma rua enquanto o furacão Nora atinge a costa sudoeste do México, em Manzanillo, no estado de Colima Imagem: REUTERS/Jesus Lozoya

México, da AFP

28/08/2021 20h32Atualizada em 28/08/2021 21h10

O furacão Nora encostou na costa do estado mexicano de Jalisco, no Pacífico, na tarde deste sábado (28), provocando chuvas torrenciais e a retirada dos moradores de áreas de risco, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos e autoridades mexicanas.

O olho de Nora, que se tornou um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson (de 5) na madrugada deste sábado, "encosta no litoral de Jalisco", informou o NHC em seu último boletim.

Às 18h de Brasília, o ciclone estava 100 km a sul-sudoeste de Puerto Vallarta (Jalisco) e a 585 km de Cabo San Lucas (Baixa Califórnia), deslocando-se a 22 km/h rumo ao norte com ventos sustentados de 140 km/h.

O olho do furacão margeará o oeste de Jalisco nas próximas horas e depois "passará pelo Golfo da Califórnia perto ou ao largo dos litorais de Nayarit e Sinaloa durante a noite de sábado e até a terça-feira", previu o NHC.

Até o momento, Nora provocou fortes chuvas, interrupções de energia, deslizamentos e a queda de árvores em estradas de Jalisco, informou Hugo Roldán, titular da Proteção Civil local.

Em Jalisco foram habilitados 15 refúgios e uma das comunidades em risco foi evacuada, acrescentou Roldán.

Socorristas do governo foram deslocados ao longo do litoral de Jalisco, com 342 km, para ajudar a população, disse o funcionário.

A Conagua, autoridade meteorológica do México, avalia que Nora perderá força a partir da terpa-feira e voltará a ficar muito perto do solo na altura do estado de Sonora na quarta-feira como tempestade tropical.

No último fim de semana, outro furacão, o Grace, atingiu Veracruz (leste) como categoria 3 na escala Saffir-Simpson e causou a morte de pelo menos 11 pessoas no estado e em seu vizinho, Puebla (centro).