França acusa Austrália e EUA de mentir e fala em 'crise grave'
Paris, 18 Set 2021 (AFP) - A França acusou neste sábado a Austrália e os Estados Unidos de mentir e chamou o acordo de segurança que levou Canberra a cancelar a compra de submarinos franceses em favor de navios americanos de "crise séria".
Em declarações ao canal de TV France 2, o chanceler Jean-Yves Le Drian afirmou que se trata de uma "crise grave" e denunciou "uma mentira, uma duplicidade, uma grande quebra de confiança e um desprezo" por parte dos aliados da França.
O ministro fez os comentários um dia depois que a França, por ordem do presidente Emmanuel Macron, convocou seus embaixadores em Canberra e Washington para consultas, um ato sem precedentes, que mostra a indignação de Paris com o cancelamento do contrato dos submarinos.
Le Drian descreveu a convocação como um ato simbólico. "Chamamos nossos embaixadores para tentar entender e mostrar aos nossos antigos países parceiros que estamos muito aborrecidos, que realmente existe uma grave crise entre nós", disse.
O chanceler foi direto ao responder por que não chamou seu embaixador em Londres para consultas, apesar de o Reino Unido também fazer parte do acordo de segurança. "Conhecemos seu oportunismo permanente", ironizou, meses depois do Brexit. "O Reino Unido nesse assunto é um pouco como o último da fila.".
dla-sjw/erl/eg/lb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.