Mentiras de Musk sobre eleição e Kamala somaram 2 bi de visualizações
Um levantamento realizado às vésperas da eleição presidencial nos EUA revela que a plataforma de Elon Musk foi o epicentro da divulgação de desinformação. Postagens com mentiras ou informações enganosas na rede X, por parte do bilionário, acumularam 2 bilhões de visualizações.
Os dados foram publicados pelo Center for Countering Digital Hate, nos EUA, que também acusou a plataforma de ter assumido um papel central ao permitir a disseminação de informações falsas sobre supostas suspeitas de fraude nos estados onde os votos são mais disputados.
Musk, nas últimas semanas, passou a fazer parte da campanha de Donald Trump, inclusive subindo nos palanques com o candidato e oferecendo dinheiro a quem se registrar para votar. O bilionário, que desmontou toda a estrutura de proteção contra a desinformação no X, ainda criou um canal para permitir que qualquer pessoa possa divulgar e denunciar supostas fraudes na eleição.
A operação digital ocorre no mesmo momento em que Trump e sua campanha dão sinais de que podem não aceitar uma eventual derrota.
Nas redes, Musk conta com 203 milhões de seguidores, o que lhe permite difundir de uma maneira vasta qualquer informação que optar por postar.
O estudo identificou 746 postagens do bilionário entre julho e outubro com referência à eleição ou à política. No total, essas mensagens somaram 17,1 bilhões de visualizações, o dobro da audiência de todas as campanhas de comerciais pagas pelos republicanos na plataforma X.
Se fossem cobradas, essas postagens teriam custado à campanha US$ 24 milhões.
De acordo com o informe, pelo menos 87 das publicações de Musk neste ano promoveram afirmações falsas sobre a eleição dos EUA. No total, essas postagens acumular 2 bilhões de visualizações. Apenas as afirmações de Musk de que os democratas estavam importando eleitores e permitindo que estrangeiros pudessem votar somaram 1,3 bilhão de visualizações.
Central na difusão de mentiras, a plataforma de Musk ainda fez proliferar supostas notícias de fraude na Pensilvânia, um dos sete principais estados decisivos. Apenas uma das contas, com 114 mil seguidores, teria sido a base da divulgação de um video falso que mostrava a destruição de cédulas que supostamente deveriam ir para Trump.
A fraude jamais ocorreu e o vídeo era falso. Mesmo assim, na plataforma X, não houve qualquer restrição.
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