PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

EUA afirma que já não há mais imigrantes sob ponte em fronteira com México

24/09/2021 18h20

Washington, 24 Set 2021 (AFP) - O governo dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira (24) que já não há mais imigrantes acampando embaixo de uma ponte no Texas, na fronteira com o México, um tema que motivou uma avalanche de críticas à gestão do presidente Joe Biden.

"Desde a manhã de hoje, já não há imigrantes no acampamento sob a ponte internacional Del Rio", afirmou o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, aos jornalistas na Casa Branca.

O secretário assinalou que, há menos de uma semana, havia cerca de 15 mil imigrantes em Del Rio, no Texas, a maioria haitianos.

Mayorkas acrescentou que alguns deles retornaram ao México, enquanto alguns foram levados para centros de detenção de imigrantes irregulares ao longo da fronteira e outros foram deportados para o Haiti.

Por sua vez, os mais vulneráveis, incluídos aqueles com problemas de saúde ou que afirmam terem sido torturados, estão dando entrada no sistema de imigração e terão seu destino decidido por um tribunal, explicou o funcionário.

O secretário do governo Biden veio a público depois do escândalo causado pelas fotos que mostravam guardas fronteiriços, montados a cavalo, atuando de forma agressiva para impedir a entrada dos migrantes haitianos que atravessavam a fronteira do México rumo aos Estados Unidos.

Mayorkas reconheceu o "horror" que muitos, inclusive o presidente Biden, sentiram ao ver essas imagens, mas ressaltou que uma investigação determinará exatamente o que aconteceu.

"Os agentes envolvidos nesses incidentes foram transferidos para funções administrativas e não estão interagindo com os migrantes enquanto a investigação segue em curso", explicou.

aue-ad/dga/rpr/mvv