PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Irã retomará conversas sobre acordo nuclear, afirma deputado

17/10/2021 18h18

Teerã, 17 Out 2021 (AFP) - O Irã participará na próxima quinta-feira de uma reunião em Bruxelas para retomar as negociações sobre o acordo nuclear de 2015, suspensas desde junho, afirmou neste domingo um deputado do país.

"O ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, declarou que as negociações com o grupo 4 + 1 começarão na quinta-feira, em Bruxelas", disse o deputado Ahmad Alirezabeigui à agência Fars, após uma reunião do Parlamento com o chefe da diplomacia. Ao mencionar o 4 + 1, o deputado se referia a quatro membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (França, Reino Unido, Rússia, China) e à Alemanha.

Na última sexta-feira, o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, mostrou-se disposto a receber em Bruxelas os dirigentes iranianos a seu pedido, após uma visita a Teerã do negociador da UE encarregado do tema nuclear, Enrique Mora. O deputado Behrouz Mohebbi Najmabadi publicou em sua conta no Twitter que "o governo iraniano iniciará negociações esta semana".

"Sei que os iranianos querem, de certa forma, discussões prévias comigo, já que sou coordenador, e com outros membros do Conselho. Estou disposto, mas o tempo é curto", declarou Josep Borrell em Washington na sexta-feira. Um porta-voz do dirigente não confirmou "se ou quando" a reunião em Bruxelas aconteceria.

ap/sk/tp/jug/fmi/hj/eg/dg/lb

Twitter