Topo

Esse conteúdo é antigo

Bélgica desmantela rede de tráfico de cocaína e prende 27 pessoas

18/10/2021 16h04

Bruxelas, 18 Out 2021 (AFP) - A justiça belga anunciou nesta segunda-feira (18) que desmantelou uma organização criminosa com ramificações na Espanha e na Colômbia, suspeita de ter importado mais de 15 toneladas de cocaína pelos portos de Antuérpia e Roterdã.

No total, 27 pessoas foram presas em operações realizadas principalmente na região de Liege (leste do país), com a participação de cerca de 300 policiais, informou o Ministério Público belga em um comunicado.

A pedido do juiz envolvido no caso, uma pessoa foi presa na Espanha, acrescentou.

Além da Bélgica, essa rede de narcotráfico também atua na Espanha e na Holanda, segundo a promotoria. No total, foram apreendidos quase 600 kg de cocaína.

"Foi confirmada a presença de suspeitos colombianos trabalhando nos diferentes assentamentos", disse a fonte, sem especificar se essas pessoas estão incluídas entre os 27 detidos, cuja nacionalidade não foi especificada.

Essa organização - suspeita de participar também da produção e revenda de maconha - utilizou a rede de comunicações criptografadas Sky ECC, objeto de uma grande operação da polícia belga em abril.

Uma investigação sobre o tráfico de cocaína iniciada há três anos foi acelerada em parte pelo uso de dados coletados no caso Sky ECC.

A Bélgica e a Holanda se tornaram os principais centros de tráfico de cocaína para a Europa, suplantando a Espanha, a antiga primeira via de entrada, de acordo com um relatório da Europol publicado em setembro.

mad/fmi/ahg/mb/ap