Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA prometem 'continuar promovendo Estado de direito' na Turquia

25/10/2021 17h26

Washington, 25 Out 2021 (AFP) - Os Estados Unidos se comprometeram nesta segunda-feira (25) a continuar promovendo os direitos humanos na Turquia, ao mesmo tempo em que pediram cooperação, depois que o presidente Recep Tayyip Erdogan ameaçou expulsar o embaixador americano por seu ativismo.

"Continuaremos promovendo o Estado de direito e o respeito aos direitos humanos globalmente", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, a jornalistas.

"Acreditamos que a melhor forma de avançar é através da cooperação em temas de interesse mútuo e sabemos que temos muitos assuntos de interesse mútuo com a Turquia", assegurou.

Erdogan ameaçou expulsar os embaixadores dos Estados Unidos e de outros nove países ocidentais depois que emitiram uma declaração conjunta a favor de uma "justa e rápida" solução para o caso de Osman Kavala, um líder da sociedade civil que está detido há quatro anos sem ter sido condenado.

Erdogan voltou atrás da ameaça nesta segunda-feira, enquanto as tensões causavam estragos econômicos, incluindo uma forte deterioração do valor da lira.

O presidente turco se declarou vitorioso, ao afirmar que os enviados foram os que se retrataram quando disseram respeitar o Artigo 41 da Convenção de Viena, que obriga os diplomatas a respeitarem leis e regulamentações dos países onde prestam serviço.

Quando perguntado se os Estados Unidos retiravam seu pedido sobre Kavala, Price disse: "A declaração que emitimos em 18 de outubro era consistente com o Artigo 41 da Convenção de Viena".

"Continuaremos nos relacionando com a Turquia em consonância com o artigo 41", acrescentou.

sct/ec/lm/dl/lda/mvv