Putin diz que manobras dos EUA no Mar Negro são 'provocação'
Moscou, 15 Nov 2021 (AFP) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu nesta segunda-feira (15) como "provocação" as manobras militares realizadas pelos Estados Unidos e pela Otan no Mar Negro, durante uma conversa por telefone com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, informou o Kremlin.
Durante o diálogo, Putin se referiu ao "caráter provocativo das manobras em grande escala realizadas pelos Estados Unidos e alguns de seus aliados no Mar Negro, que reforçam as tensões entre a Rússia e a Otan", disse o Kremlin em um comunicado.
O presidente russo parecia estar se referindo à participação de vários navios militares dos EUA em manobras no Mar Negro que Moscou disse na semana passada estar "monitorando" e que Putin chamou de "sério desafio".
Suas declarações ocorrem em um contexto de crescente tensão pelo conflito na Ucrânia, um país banhado pelo Mar Negro.
A situação nesta região é bastante complicada desde que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014. Há mais de sete anos, a Ucrânia está em conflito com separatistas pró-russos no leste de seu território.
Os Estados Unidos e a União Europeia expressaram preocupação com o recente envio de tropas russas para a fronteira com a Ucrânia.
Em sua conversa telefônica com Putin nesta segunda, Macron expressou sua "disposição de defender a integridade territorial da Ucrânia", segundo a presidência francesa.
Em Washington, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, rejeitou as críticas contra as manobras americanas e garantiu que a atividade militar russa perto da Ucrânia "nos preocupa".
"Todos nossos exercícios são defensivos por natureza e estão no âmbito de nossas alianças na região", declarou Kirby.
Pelo contrário, "não houve nenhuma transparência do lado russo sobre a concentração de forças no oeste de seu país", completou.
Desde a anexação da Crimeia em 2014, o conflito na Ucrânia já deixou mais de 13.000 mortos.
oc-gkg/meb/llu/ic/am
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.