PUBLICIDADE
Topo

Reino Unido convoca reunião urgente no G7 sobre variante ômicron

Governo britânico, na presidência rotativa do G7, anunciou hoje (28) reunião de emergência para tratar da variante do coronavírus - Geoff Pugh/Reuters
Governo britânico, na presidência rotativa do G7, anunciou hoje (28) reunião de emergência para tratar da variante do coronavírus Imagem: Geoff Pugh/Reuters

28/11/2021 17h48

O governo britânico, à frente da presidência rotativa do G7, anunciou neste domingo (28) uma "reunião de emergência" com seus ministros da Saúde para tratar da questão da variante omicron do coronavírus.

Os ministros da Saúde dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão e Reino Unido, portanto, se reunirão "na segunda-feira, 29 de novembro, para discutir a evolução da situação" relativa a essa nova variante, disse o Ministério da Saúde do Reino Unido.

A decisão segue a detecção em vários países europeus de casos relacionados à nova cepa, principalmente na Holanda, Itália e Alemanha. No Reino Unido, a Agência Britânica de Segurança Sanitária (UKHSA) confirmou três casos até agora.

Embora a pandemia da covid-19 já tenha causado cinco milhões de mortes em todo o mundo desde o final de 2019, a chegada da variante omicron na semana passada foi considerada "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como ela foi identificada na África do Sul, muitos países têm fechado suas fronteiras com a África Austral, incluindo África do Sul, Botswana, Zimbabwe, Namíbia, Lesoto, Eswatini, Moçambique, Zâmbia, Malawi e Angola.

cdu/mb/jvb/ic