Topo

Esse conteúdo é antigo

Criadouros na Europa registram quase mil surtos de gripe aviária

Imagem ilustrativa de gripe aviária - Peter Garrard Beck/Getty Images
Imagem ilustrativa de gripe aviária Imagem: Peter Garrard Beck/Getty Images

25/01/2022 21h39

A gripe aviária continua se espalhando pela Europa, com mais de 950 criadouros atualmente contaminados, apesar do abate de milhões de aves, segundo dados compilados pela AFP.

O número total subiu para 959 surtos em 32 países europeus, tendo em conta o relatório divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Agricultura francês, que registra 281 surtos no país. O balanço semanal da plataforma francesa de vigilância epidemiológica da saúde animal, ESA, divulgado em 23 de janeiro, indicava 171.

A Itália, segundo dados da ESA, é o país mais afetado, com 307 surtos e 18 milhões de aves abatidas desde outubro. A confederação agrícola italiana considera, no entanto, que a epizootia está sob controle, com uma dezena de focos desde o começo do ano.

Segundo o relatório da ESA, 90% dos casos deste ano estão relacionados ao vírus H5N1, que é mais contagioso do que no ano passado.

A gripe aviária é transmitida por aves migratórias procedentes da Ásia. Ela geralmente começa a se manifestar em outubro e dura até abril.

A doença também causa estragos fora da Europa. Cerca de meio milhão de aves morreram ou foram abatidas em meados de janeiro em Burkina Faso, onde a doença foi detectada em dezembro.