Diretor da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança de centrais nucleares
Viena, 29 Mar 2022 (AFP) - O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está na Ucrânia para das "assistência técnica" ao governo para garantir a segurança das instalações nucleares, informou nesta terça-feira a organização, um mês depois da entrada de soldados russos em várias usinas, incluindo Chernobyl.
Rafael Grossi vai participar em reuniões com funcionários de alto escalão do governo e visitará uma central nuclear ucraniana durante a viagem de uma semana.
"O objetivo da visita do diretor-geral é começar a dar um apoio rápido à Ucrânia sobre as instalações militares", afirmou a AIEA em um comunicado.
Durante a viagem acontecerá um "envio de suprimentos vitais de segurança e proteção", incluindo material de monitoramento e equipamentos de emergência.
"O conflito militar representa um perigo sem precedentes para as centrais nucleares e outras áreas do país. Devemos adotar medidas urgentes para garantir que continuem funcionando de forma segura e reduzir os riscos de acidente", afirmou Grossi.
Ele disse que a Ucrânia pediu ajuda e que a organização está respondendo.
Desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, Grossi alertou diversas vezes sobre os riscos do conflito em um país que possui uma vasta rede nuclear, que inclui 15 reatores, além da central de Chernobyl, onde aconteceu o maior desastre da história da energia atômica.
anb/bg/at/pc-an/mar/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.