Kremlin: suspensão do fornecimento de gás é resposta a "ações inamistosas" contra Rússia
Moscou, 27 Abr 2022 (AFP) - A suspensão do fornecimento de gás russo para Bulgária e Polônia, pelo não pagamento em rublos como exigia o governo russo, é consequência de atos hostis contra a Rússia, afirmou o Kremlin.
"As condições estabelecidas são parte de um novo método de pagamento elaborado após ações inamistosas sem precedentes", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
O porta-voz disse que a Rússia teve que elaborar um novo método de pagamento após o "roubo" de uma "parte significativa" das reservas russas, em referência ao congelamento das reservas de divisas estrangeiras que a Rússia tem no exterior.
"Não é uma chantagem", acrescentou Peskov, em resposta às acusações neste sentido da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
No mês passado, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que o país aceitaria apenas o pagamento de gás russo em sua moeda nacional, em resposta às sanções adotadas devido à campanha militar do Kremlin na Ucrânia.
bur/abx/jvb/zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.