Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia acusa Rússia de tentar 'aniquilar' as últimas unidades de Azovstal

AFP, Kiev

05/05/2022 07h48

O exército ucraniano afirmou hoje que os combates continuam na siderúrgica de Azovstal, na cidade de Mariupol (sudeste), e acusou a Rússia de "querer aniquilar" os últimos combatentes no local, apesar de declarar cessar-fogo unilateral.

"Os ocupantes russos estão ocupados em bloquear e tentar aniquilar as unidades ucranianas na área de Azovstal", afirma um comunicado divulgado pelo exército ucraniano.

De acordo com as Forças Armadas de Kiev, as tropas de Moscou "retomaram a ofensiva com o apoio de aviões para assumir o controle da fábrica".

Na quarta-feira à noite, Moscou anunciou que suas forças respeitariam um cessar-fogo durante três dias a partir da quinta-feira às 5H00 GMT (2H00 de Brasília) para permitir a retirada de civis ainda refugiados na grande siderúrgica, quase 200, segundo o prefeito de Mariupol, Vadim Boichenko.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Denis Prokopenko, comandante do batalhão Azov, que comanda a defesa do local, afirmou em um vídeo que as forças russas conseguiram entrar no complexo industrial e citou "combates violentos e sangrentos".