Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque rebelde mais letal desde trégua de 2020 deixa 10 mortos

13/05/2022 08h19

Beirute, 13 Mai 2022 (AFP) - Os rebeldes sírios mataram dez combatentes pró-governo no norte da Síria nesta sexta-feira (13), no ataque mais mortal desde uma trégua alcançada há dois anos - informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Ainda não se sabe se o ataque foi cometido pelo grupo jihadista que controla a área, Hayat Tahrir Al Sham, ou outras forças rebeldes, afirmou a ONG.

Os rebeldes lançaram um míssil antitanque contra um ônibus que transportava combatentes pró-regime para seus locais de origem, disse o presidente do OSDH, Rami Abdel Rahman, à AFP.

Ele acrescentou que, em outro ataque similar neste mesmo mês, mas lançado por soldados do regime, seis rebeldes morreram.

O balanço desta sexta-feira é o mais alto entre as fileiras combatentes pró-governo, desde a trégua pactada em março de 2020, patrocinada por Rússia e Turquia.

Desde que a Rússia e os combatentes iranianos passaram a apoiar militarmente o governo de Bashar al-Assad, ele recuperou terreno e reverteu o curso da guerra.

O conflito na Síria começou em 2011, quando as autoridades de Damasco reprimiram violentamente os protestos pró-democracia.

lar/jmm/hc/mar-me/bl/tt