PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Biden afirma que estratégia dos EUA sobre Taiwan permanece inalterada

24/05/2022 05h59

Tóquio, 24 Mai 2022 (AFP) - O presidente Joe Biden afirmou nesta terça-feira que a política dos Estados Unidos de "ambiguidade estratégica" sobre Taiwan permanece inalterada, um dia depois de declarar que o país defenderia a ilha em caso de invasão da China, o que levou alguns a pensar em uma modificação.

"Não" respondeu Biden ao ser questionado por jornalistas se a política havia sido suprimida. "A política não mudou em nada. Eu disse ontem quando fiz minha declaração".

Funcionários de alto escalão do governo americano também explicaram na segunda-feira que a política de Washington para Taiwan não foi alterada.

A política consiste em fornecer armas à ilha pretendida por Pequim, ao mesmo tempo que reconhece a soberania legal da China e expressa uma "ambiguidade estratégica" sobre se as tropas americanas atuariam em um conflito.

Na segunda-feira, ao ser questionado se Washington se envolveria militarmente na defesa de Taiwan, Biden respondeu "sim".

Taiwan celebrou a resposta, enquanto Pequim reagiu com irritação e advertiu que Washington estava "brincando com o o fogo".

sms/sah/oho/mas/dbh/fp