Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha enviará mísseis antiaéreos para missão da Otan na Letônia

28/05/2022 09h52

Madri, 28 Mai 2022 (AFP) - A Espanha vai enviar uma bateria de mísseis de defesa antiaérea à Letónia e uma centena de soldados para reforçar a sua participação na missão da Otan no país báltico, onde já estão destacados 500 militares espanhóis, noticiou o jornal El País neste sábado (28).

O Ministério da Defesa espanhol "planeja implantar uma bateria de mísseis terra-ar NASAMS na Letônia", segundo o jornal, como parte da operação de reforço que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está realizando em países próximos à Rússia.

"Nosso compromisso com a Otan é total", disse a ministra da Defesa Margarita Robles, questionada neste sábado na televisão espanhola sobre este carregamento.

"Temos tropas neste momento na Letônia, também as temos na Lituânia, temos os nossos navios no Mar Mediterrâneo, e há sempre a máxima disponibilidade para reforçar o trabalho de dissuasão", acrescentou sem dar mais detalhes, antes do desfile do Dia Nacional das Forças Armadas em Huesca (nordeste).

Logo após o início da invasão russa da Ucrânia, Madri anunciou o envio adicional de 150 soldados para a Letônia, somando-se aos 350 já implantados desde 2017 como parte da missão defensiva de Presença Avançada Reforçada dos aliados nos países bálticos e na Polônia.

Com o novo envio, o contingente espanhol na Letônia será de cerca de 600 soldados.

A Espanha, que celebra esta segunda-feira o 40º aniversário da sua entrada na Otan, prepara-se para receber a Cúpula da Aliança Atlântica no final de junho.

Desde o início do conflito na Ucrânia, Madri também enviou material militar a este país com o qual a ministra da Defesa reiterou o seu "compromisso total" neste sábado.

"Quando a Ucrânia é defendida, nossos valores de democracia estão sendo defendidos e estamos indo contra crueldades como as que [o presidente russo Vladimir] Putin está fazendo", disse Robles.

rs/mb/aa