Conteúdo publicado há 1 mês

'Meu futuro mais próximo é o cemitério', diz Mujica ao votar aos 89 anos

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, 89, compareceu cedo a uma sessão eleitoral em Montevidéu neste domingo (24). Utilizando uma bengala para se locomover, ele conversou com jornalistas e eleitores presentes.

O que aconteceu

Mujica chegou cedo para votar. O ex-presidente do Uruguai compareceu às urnas antes da abertura oficial neste domingo (24). Ele destacou a importância do futuro dos jovens e, em tom reflexivo, afirmou, segundo o El País: "Meu futuro mais próximo é o cemitério, mas me interessa a sorte de vocês".

Saúde afastou Mujica da campanha. Mujica, que atualmente enfrenta um tratamento contra um câncer no esôfago, não participou ativamente das campanhas eleitorais deste ano.

Ex-guerrilheiro e preso político. Antes de ser presidente entre 2010 e 2015, Mujica foi guerrilheiro na década de 1960, enfrentando anos de prisão, a última entre 1972 e 1985. Após o período militar, ocupou cargos como deputado federal, ministro da Agricultura e senador por três mandatos.

Ex-presidente Uruguai, Pepe Mujica vota neste domingo (24)
Ex-presidente Uruguai, Pepe Mujica vota neste domingo (24) Imagem: Santiago Mazzarovich / AFP

Empate técnico marca a eleição presidencial. Os candidatos Alvaro Delgado e Yamandú Orsi votaram neste domingo em Montevidéu, com pesquisas apontando um empate técnico. Delgado tem apoio do atual presidente, Luis Lacalle Pou, enquanto Orsi é aliado de Mujica.

Resultados serão conhecidos ainda hoje. Os resultados da eleição devem ser divulgados a partir das 20h30 (horário de Brasília). O vencedor substituirá Lacalle Pou em março, encerrando um mandato bem avaliado, já que a Constituição uruguaia impede a reeleição.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.