Topo

Esse conteúdo é antigo

Inclinada pela primeira vez à esquerda, Colômbia tem eleição presidencial

29/05/2022 19h00

Bogotá, 29 Mai 2022 (AFP) - De mãos dadas com um senador e ex-guerrilheiro, a esquerda colombiana caminha para liderar o primeiro turno das eleições presidenciais neste domingo (29), impulsionada pela erosão da direita no poder e pela agitação social que desencadeou uma onda de protestos em massa.

A eleição, que começou às 8h00 locais, terminou às 21h00, dando início a uma primeira contagem dos votos pela autoridade responsável.

Espera-se que os resultados consolidados sejam anunciados quatro horas após o encerramento da votação, antes de dar lugar à contagem.

O candidato Gustavo Petro, de 62 anos, domina amplamente as intenções de voto em sua terceira tentativa de chegar à presidência, mas tudo indica que não terá margem suficiente para evitar a votação de 19 de junho.

Federico Gutiérrez (47) e Rodolfo Hernández (77), o primeiro candidato de uma coalizão de direita e ligado ao partido governista; o segundo, um forasteiro milionário, emergem como seus prováveis rivais no segundo turno, de acordo com as pesquisas.

Se as expectativas forem cumpridas, a esquerda alcançará seu melhor resultado eleitoral neste país de 50 milhões de habitantes, historicamente governado por elites e assolado pelo narcotráfico e pela violência crescente, apesar do acordo de paz de 2016 com a guerrilha das Farc dissolvida.

Cerca de 300.000 soldados e policiais monitoram a segurança durante o dia.

- Voto por mudança -Petro, que depôs as armas em 1990 após a desmobilização do M-19, grupo rebelde nacionalista do qual foi membro por 12 anos, encarna a ruptura.

"Estamos representando a vontade de mudança (...) estou confiante de que essa vontade de mudança será a maioria", disse o candidato após votar em um bairro popular de Bogotá.

A chuva ofuscou o início do dia em Bogotá e os eleitores foram aos postos fortemente vigiados pelos militares. A abstenção, que gira em torno de 50% neste país de 50 milhões de habitantes, pode aumentar por ser feriado.

"As pessoas que governam o país estão em pedaços, então temos que mudar", disse à AFP Luis Hernán Álvarez, segurança que votou no Petro em Bogotá.

Sobre o fim dessa campanha polarizada, Gutiérrez alinhou-se ao desejo de reformas: "Vou convocar todos os setores para transformar a Colômbia porque ela precisa de uma mudança, mas essa mudança tem que ser segura".

"Nos últimos quatro anos, a desigualdade e os níveis de pobreza, desacordo e descontentamento se aprofundaram, e Petro é quem sabe ler, interpretar e se conectar com o eleitorado", disse à AFP o analista acadêmico Daniel García-Peña.

Assim, a escolha se define entre a mudança radical proposta por Petro, a moderada proposta por Gutiérrez ou a alternativa de Hernández, que quer acabar com a corrupção que vê por toda parte.

Os três foram prefeitos de Bogotá, Medellín e Bucaramanga, respectivamente. A faixa é completada por três candidatos sem opção, entre eles o centrista Sergio Fajardo, segundo as pesquisas.

Nenhum dos favoritos defende a gestão do conservador Iván Duque, muito impopular para a gestão econômica da pandemia e que enfrentou protestos em massa em 2019 e 2021 liderados por jovens duramente reprimidos pela força pública.

vel-das/lbc/cjc/aa