Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministra francesa das Relações Exteriores visita a Ucrânia

30/05/2022 07h19

Paris, 30 Mai 2022 (AFP) - A nova ministra francesa das Relações Exteriores, Catherine Colonna, visitou nesta segunda-feira a localidade de Bucha, nas proximidades de Kiev, a área onde aconteceram massacres de civis que as autoridades ucranianas atribuem às tropas russas.

Após a saída dos soldados russos da cidade no fim de março e da descoberta de centenas de cadáveres de civis ucranianos, Bucha virou o símbolo dos crimes de guerra atribuídos à Rússia pela Ucrânia.

"Isto não deve acontecer, não deve voltar a acontecer", disse a chefe da diplomacia francesa após visitar uma igreja ortodoxa que exibe fotografias dos massacres.

"A França está a seu lado, com seus amigos, seus aliados, e fará todo o possível para que a paz retorne à Ucrânia", acrescentou.

A ministra também falou da contribuição da França para a investigação dos supostos crimes de guerra. Paris enviou agentes ao local para estabelecer um procedimento de análise e identificação dos cadáveres ao lado dos investigadores ucranianos.

Colonna é a principal autoridade francesa a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

A ministra deve se reunir com o presidente Volodymyr Zelensky e seu colega ucraniano Dmytro Kuleba "para discutir em particular sobre o bloqueio das exportações de cereais e oleaginosas da Ucrânia, que representa riscos reais de insegurança alimentar", afirma um comunicado divulgado pelo ministério francês.

dla/mas-pc/meb/fp