Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia organiza exercícios militares no Mar Báltico em momento de tensão com a Otan

24.mai.2022 - O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, faz pronunciamento durante reunião da OTSC (Organização do Tratado de Segurança Coletiva), que reúne aliados da Rússia - Ministério da Defesa da Rússia
24.mai.2022 - O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, faz pronunciamento durante reunião da OTSC (Organização do Tratado de Segurança Coletiva), que reúne aliados da Rússia Imagem: Ministério da Defesa da Rússia

09/06/2022 07h25Atualizada em 09/06/2022 07h34

Dezenas de navios russos participam nesta quinta-feira (9) em exercícios militares no Mar Báltico, em um momento de grande tensão nesta zona estratégica, onde a Otan organiza manobras.

"Como parte do exercício, os grupos navais táticos da Frota do Báltico abandonaram suas bases e se deslocaram para zonas específicas", afirmou o ministério da Defesa da Rússia em um comunicado.

De acordo com o ministério, 60 navios e 40 aviões e helicópteros participam nas manobras, que também acontecem em terra, em centros de treinamento de Kaliningrado.

Na terça-feira, 20 navios russos participaram em um exercício na mesma área.

A Otan executa desde domingo as próprias manobras navais anuais de larga escala no Mar Báltico, denominadas "Baltops 22", que devem prosseguir até 17 de junho.

A atividade militar intensa acontece em um contexto de elevadas tensões entre Moscou e os países ocidentais desde o início da ofensiva militar russa na Ucrânia no fim de fevereiro.

O Mar Báltico, uma zona estratégica, virou o centro de atenção desde o anúncio no mês passado dos pedidos de Suécia e Finlândia de adesão à Otan, uma organização que a Rússia considera hostil a seus interesses.