Topo

Crise na família real da Dinamarca pela retirada de títulos do príncipe

01/10/2022 15h48

A crise se aprofundou neste sábado (1º) dentro da família real dinamarquesa após a decisão da rainha Margareth II de retirar os títulos reais dos quatro filhos de seu filho mais novo, o príncipe Joachim. 

Em entrevista ao jornal dinamarquês B.T. neste sábado, o príncipe Joachim lamentou que "infelizmente" não tivesse notícias de sua mãe ou de seu irmão, o príncipe herdeiro Frederik, desde a decisão. 

"Eles também são família. Ou como poderíamos chamar isso", disse ele. 

A parceira de Joachim, a princesa Marie, nascida na França, também descreveu sua relação com o futuro rei Frederick e sua esposa, a princesa Mary, como "complicada".

"É complicado, só isso", disse ao mesmo tablóide em entrevista de Paris, onde o casal real mora. 

Na quarta-feira, o tribunal anunciou que Margareth II da Dinamarca decidiu retirar o título real dos quatro filhos de Joachim, Nikolai e Felix - nascidos de um primeiro casamento - e Henrik e Athena, a partir de 1º de janeiro. 

Segundo o palácio, o objetivo de reduzir o número de príncipes e princesas é dar-lhes mais liberdade para levar a vida que quiserem. Mas a decisão gerou polêmica com o príncipe e as mães das crianças, que dizem não ter participação na decisão.

map/pc/eg/aa

© Agence France-Presse