Lula mantém vantagem e chances de vencer Bolsonaro no primeiro turno
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega às eleições deste domingo (2) com vantagem de 14 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), e chances de vencer no primeiro turno, segundo pesquisa do Instituto Datafolha publicada neste sábado (1).
Lula soma 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 34%, segundo a pesquisa, que indica uma estabilidade na liderança na disputa ao Palácio do Planalto em relação à pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira.
Se forem considerados apenas os votos válidos (sem brancos ou nulos), Lula tem 50% das intenções de voto, percentual que lhe permitiria vencer sem necessidade de disputar o segundo turno, e Bolsonaro, que tenta a reeleição, aparece com 36%.
Em caso de segundo turno, em 30 de outubro, Lula venceria com 54% dos votos frente a 38% para o presidente, segundo o Datafolha, que entrevistou 12.800 pessoas e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Em outra pesquisa, também publicada neste sábado, pelo instituto Ipec, Lula aparece com 51% dos votos válidos contra 37% para Bolsonaro.
O presidente tem insistido durante a campanha em que desconfia das pesquisas, que acredita no apoio do "povo nas ruas" e que vencerá no primeiro turno.
Lula, por sua vez, manifestou neste sábado confiança em que a eleição seja decidida neste domingo (2) e que sua vitória servirá para "recuperar o direito de ser feliz nesse país".
A pesquisa Datafolha indica estabilidade para os dois candidatos preferidos do eleitorado em relação à consulta anterior, publicada na quinta-feira, antes do último debate presidencial, marcado por forte agressividade entre os presidenciáveis.
msi/app/yow/mvv
© Agence France-Presse
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.