Monumento em memória a homossexuais perseguidos pelo nazismo é vandalizado em Berlim
Um monumento em memória aos homossexuais perseguidos pelo nazismo foi vandalizado em Berlim, informou a polícia à AFP nesta terça-feira (15).
O ato ocorreu no sábado (12) quando um desconhecido lançou um objeto em chamas na direção do monumento, que não pegou fogo, segundo as Forças Armadas, que abriram uma investigação.
A mesma pessoa colou cartazes no monumento, que continham versículos do Antigo Testamento sugerindo a pena de morte para "um homem que mantém relações sexuais com outro homem", acrescentou a polícia.
"Esta passagem da Bíblia é muitas vezes mal utilizada contra os homossexuais", afirmou a Federação de Gays e Lésbicas de Berlim em nota.
O monumento, dedicado aos "Triângulos Rosa" - o símbolo que os milhares de homossexuais deportados ou torturados pelos nazistas tiveram que usar nos campos de concentração - foi inaugurado em maio de 2008 e está localizado no coração de Berlim, perto do memorial do Holocausto.
É um cubo de concreto de cinco metros de altura com uma janela oblíqua, através da qual os transeuntes podem assistir a um vídeo que mostra um beijo entre dois homens.
Mais de 50 mil pessoas foram condenadas por sua orientação sexual durante a era nazista, como resultado de um artigo do Código Penal, que foi revogado apenas 1969.
A homossexualidade foi totalmente descriminalizada na Alemanha em 1994. Na época nazista, de 5 mil a 15 mil homossexuais foram deportados para campos de concentração, onde não foram imediatamente assassinados. Muitos morreram de exaustão e maus-tratos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.