Presidente turco alerta Israel contra ataque 'indiscriminado' a Gaza

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou Israel, nesta segunda-feira (9), contra um bombardeio "indiscriminado" a civis na Faixa de Gaza, de onde o movimento palestino Hamas lançou uma ofensiva contra o território israelense no sábado. 

"Bombardear coletiva e indiscriminadamente os habitantes de Gaza" apenas "aumentará o sofrimento e reforçará a espiral de violência na região", disse Erdogan ao presidente israelense, Isaac Herzog, por telefone, segundo um comunicado da Presidência turca.

O líder turco, que apoia a causa palestina e defende uma solução de dois Estados para resolver o conflito israelense-palestino, também pediu que os palestinos parem de perseguir os israelenses.

"Pedimos a Israel que pare de bombardear o território palestino e aos palestinos que parem de cercar os israelenses", acrescentou Erdogan, em uma declaração retransmitida à noiyr pela TV.

Durante o dia, ele também falou com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e com o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati. 

Erdogan "declarou que a Turquia continuará seus esforços para acabar com o conflito", disse o seu gabinete após a conversa por telefone com Abbas. O líder turco ofereceu, no domingo, seus serviços para pôr fim a um conflito que já deixou inúmeras vítimas civis.

zak/gw/cab/fjb/sag/an/aa/mvv

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.