Piloto dos EUA que tentou desligar motores de avião durante voo ingeriu cogumelos 'mágicos'
O piloto americano que tentou desligar os motores de um avião em pleno voo enquanto voava como passageiro no último fim de semana havia tomado cogumelos alucinógenos e pensou que estava sofrendo um ataque de nervos, apontaram documentos judiciais nesta terça-feira (24).
No domingo, os pilotos que operavam o avião tiraram Joseph Emerson da cabine de comando depois que ele se lançou em direção aos controles que poderiam ter cortado o combustível dos motores, transformando o avião em um planador.
Emerson, que contou à polícia ter passado 40 horas sem dormir, também tentou abrir uma porta de emergência na parte traseira do avião e a tripulação teve que segurá-lo durante uma aterrissagem forçada.
"Puxei as alavancas do fechamento de emergência porque pensei que estava sonhando e queria acordar", disse Emerson à polícia, de acordo com a denúncia criminal.
Emerson e o agente encarregado da investigação "falaram do uso de cogumelos psicodélicos e Emerson disse que foi sua primeira vez que ingeriu" a substância.
O homem de 44 anos foi preso na noite de domingo depois que o voo da Alaska Airlines fez um pouso de emergência em Portland, Oregon.
Segundo a Promotoria do distrito de Oregon, Emerson enfrenta uma acusação federal por interferir com membros da tripulação e auxiliares de voo.
Também foi acusado no Oregon de 83 acusações de tentativa de homicídio, 83 de imprudência temerária e uma acusação de pôr em risco uma aeronave.
Segundo a imprensa americana, ele alegou inocência em sua primeira apresentação ao tribunal.
Emerson embarcou no voo (operado pela Horizon Air) entre Everett, estado de Washington, e San Francisco, Califórnia. Ele ocupou um assento na cabine, de acordo com o estabelecido pela companhia aérea para seu pessoal fora de serviço.
Logo após a decolagem, depois de conversar com os pilotos, "Emerson tentou segurar e puxar as duas alavancas vermelhas que poderiam ter ativado o sistema de emergência para incêndio do avião, privando seus motores de combustível", disse o Departamento de Justiça.
"Após uma breve luta física com os pilotos, Emerson saiu da cabine", acrescentou.
Na segunda-feira, a Alaska Airlines disse que os pilotos reagiram rapidamente invertendo as manetes e que a aeronave pousou em segurança.
"A tripulação amarrou os pulsos de Emerson e o colocou na parte de trás do avião", disse o Departamento de Justiça.
"Durante a descida do avião, Emerson tentou agarrar a alavanca da porta de emergência. Uma aeromoça o deteve segurando suas mãos", acrescentou.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberhg/nro/pr/gm/dd/mvv
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.