Ao menos um morto em queda de avião militar dos EUA no Japão

Um avião militar americano, Osprey, com seis pessoas a bordo caiu nesta quarta-feira (29) ao longo da costa do Japão, provocando pelo menos uma morte, informou a Guarda Costeira japonesa. 

A Força de Autodefesa japonesa, a Guarda Costeira e os pescadores locais participam das operações de busca por possíveis sobreviventes. 

A Guarda Costeira anunciou inicialmente que a tripulação do avião era composta por oito pessoas, antes de revisar este número para baixo. 

Uma pessoa foi encontrada no mar inconsciente e em parada cardiorrespiratória. A sua morte foi confirmada após ser transferida para um hospital no Japão, segundo a mesma fonte. 

O líder de uma associação de pesca local disse à AFP que os pescadores encontraram três pessoas no mar, mas não puderam dar detalhes sobre o seu estado de saúde.

"Recebemos informações às 14h47 (02h47 no horário de Brasília) de hoje que o Osprey do Exército dos Estados Unidos caiu na ilha de Yakushima", disse uma porta-voz da Guarda Costeira à AFP. 

"A polícia recebeu um aviso de que um Osprey cuspia chamas do motor esquerdo" e perdia muita altitude perto da ilha de Yakushima, explicou à AFP um responsável da gestão de emergências da província de Kagoshima, da qual Yakushima faz parte. 

"O governo está confirmando" a dimensão do drama, com o objetivo principal de "salvar vidas", declarou o porta-voz do governo japonês, Hirokazu Matsuno.

A aeronave, que combina as funções de helicóptero e de um avião turboélice e pode decolar e pousar verticalmente, havia decolado da base aeronaval americana de Iwakuni, perto de Hiroshima (oeste do Japão), e seguia para a base militar de Okiwana, no extremo sudoeste do arquipélago.

Continua após a publicidade

O Bell-Boeing V-22 Osprey, produzido em conjunto pela fabricante de aviões americana Boeing e pela empresa especializada em helicópteros Bell, provoca polêmica devido a vários acidentes fatais desde o início de sua operação, em 1989.

No final de agosto, três fuzileiros navais americanos morreram em um acidente com um Osprey no norte da Austrália. 

tmo-stu/mca/zm/avl/bc/mar/fp/aa

© Agence France-Presse

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes