Agricultores protestam em Bruxelas durante reunião de cúpula da UE
Protestos de agricultores bloqueavam nesta quinta-feira (1) diversas avenidas de Bruxelas, com quase mil tratores, informou a polícia da capital da Bélgica, que recebe uma reunião de cúpula da União Europeia (UE).
"Há quase mil tratores ou máquinas agrícolas no protesto, mas são mantidos afastados da sede da reunião de cúpula europeia", afirmou um porta-voz da polícia, que confirmou que os agricultores mobilizados procedem essencialmente da Bélgica.
Os chefes de Estado e de Governo dos 27 países da UE iniciam nesta quinta-feira, na sede do Conselho Europeu, uma reunião para tentar encontrar uma forma de ampliar a ajuda financeira à Ucrânia.
Vários países do bloco foram abalados na última semana por grandes protestos de produtores agrícolas, que nesta quinta-feira chegaram a Bruxelas, sede das instituições europeias.
Parte importante do protesto dos agricultores se concentra nesta quinta-feira diante do Parlamento Europeu, para exigir melhores condições de produção e para seus rendimentos.
Na França, a polícia anunciou a detenção de 106 manifestantes na quarta-feira durante os protestos que afetam o país.
Os protestos também afetam outros países europeus, como Alemanha, Polônia, Romênia, Bélgica e Itália. Na terça-feira, os sindicatos agrícolas da Espanha anunciaram que pretendem aderir ao movimento.
ahg/avl/fp
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.