França evacua 42 pessoas da Faixa de Gaza

A França anunciou, nesta segunda-feira (12), que conseguiu evacuar 42 pessoas da Faixa de Gaza, incluindo cidadãos franceses e colaboradores do Instituto Francês e seus familiares.

"A pedido da França, 42 pessoas puderam deixar hoje a Faixa de Gaza através do cruzamento de Rafah em direção ao Egito", disse o Ministério das Relações Exteriores francês em comunicado.

O número de pessoas evacuadas de Gaza "a pedido da França" agora ultrapassa 200 pessoas.

A evacuação ocorre dias após a morte de um professor de francês que colaborava há 20 anos com o Instituto Francês no território palestino, governado pelo grupo islamista Hamas e bombardeado incessantemente por Israel desde 7 de outubro.

O homem morreu por motivos de doença, devido à falta de tratamento em função das "condições sanitárias catastróficas" em Gaza, informaram fontes diplomáticas à AFP na sexta-feira.

As pessoas evacuadas foram atendidas no lado egípcio pela Embaixada da França e pelo Consulado Geral da França no Cairo.

"Continuamos totalmente mobilizados para permitir a saída das demais pessoas cuja situação está sendo monitorada pela França em Gaza, para que possam ser evacuadas para nosso país", afirmou a instituição no comunicado.

Dt/fjb/sag/jvb/am

© Agence France-Presse

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes