Conteúdo publicado há 28 dias

Cinco migrantes morrem durante tentativa de chegar ao Reino Unido pelo Canal da Mancha

Ao menos cinco migrantes, incluindo uma criança, morreram na madrugada desta terça-feira (23) no norte da França quando tentavam atravessar o Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido, informou a polícia francesa.

Os corpos encontrados na praia de Wimereux, perto do Estreito de Calais, são de uma menina de quatro anos, três homens com idades entre 25 e 40 anos e uma mulher na faixa dos 30 anos, informaram os bombeiros.

A tragédia aconteceu por volta das 5h00 locais, quando um pequeno barco com mais de 110 pessoas saiu desta praia, segundo a prefeitura local.

"Depois de encalhar em um banco de areia, a embarcação voltou ao mar", afirmou o governo local. "Ao que parece, um tumulto ocorreu no barco superlotado, o que provocou várias vítimas".

Ao menos 15 pessoas morreram em tentativas de atravessar o Canal da Mancha desde o início do ano, segundo um balanço da AFP. Em 2023, 12 migrantes morreram na travessia.

A tragédia anterior aconteceu em 3 de março. Uma menina de sete anos se afogou no Canal de Aa, que deságua no Mar do Norte, quando estava em um pequeno barco com outros 15 migrantes.

O incidente desta terça-feira aconteceu poucas horas após o Parlamento britânico aprovar um polêmico projeto de lei que autoriza a expulsão para Ruanda a demandantes de asilo que entraram de maneira ilegal no Reino Unido.

Em 2023, 29.437 migrantes alcançaram as costas da Inglaterra a partir do norte da França, contra 45.774 em 2022, ano que registrou o recorde de chegadas, segundo o Ministério britânico do Interior.

Deixe seu comentário

Só para assinantes