Quatro migrantes morrem em tentativa de chegar ao Reino Unido pelo Canal da Mancha

Ao menos quatro migrantes morreram na madrugada desta sexta-feira (12) na costa do norte da França quando tentavam atravessar o Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido, informou a prefeitura marítima da região.

Um barco patrulha da Marinha francesa recuperou os passageiros depois de ser alertado durante a noite que várias pessoas de uma embarcação clandestina haviam caído no mar, informou a prefeitura à AFP.

Quatro pessoas foram resgatadas de helicóptero e declaradas mortas, acrescentaram as autoridades. O incidente aconteceu na costa de Boulogne-sur-Mer, noroeste da França.

A nova ministra do Interior britânica, Yvette Cooper, descreveu as mortes como "horríveis". 

"As gangues criminosas obtêm enormes lucros colocando vidas em perigo", denunciou no X. 

"Estamos acelerando a atuação com aliados internacionais para perseguir e acabar com os perigosos grupos de tráfico", acrescentou a ministra, nomeada pelo novo governo trabalhista. 

O novo primeiro-ministro, Keir Starmer, prometeu resolver o problema desarticulando as redes de traficantes. 

No sábado, o Executivo confirmou que não manterá o polêmico plano de expulsão de migrantes irregulares a Ruanda para reduzir as entradas clandestinas no país. 

Os óbitos desta sexta-feira elevam para pelo menos 19 o número de pessoas que morreram tentando chegar ao Reino Unido desde o início do ano.

Continua após a publicidade

Cinco migrantes morreram em 23 de abril na costa de Wimereux (França) em situações similares.

Mais de 12.313 pessoas chegaram ao Reino Unido de maneira irregular em 2024, em particular procedentes da França, segundo os dados das autoridades britânicas publicados em meados de junho.

O número representa um aumento de 18% na comparação com o mesmo período do ano anterior, apesar da postura mais dura na questão migratória adotada pelos governos conservadores nos últimos anos.

cnp/sag/pc/fp/jc/dd

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes