Em Guarulhos, Bolsonaro vai em convenção do nome de Tarcísio e não apoia PL
Jair Bolsonaro (PL) participou neste sábado (3) da convenção que oficializou a candidatura de Jorge Wilson (Republicanos) à Prefeitura de Guarulhos. Vereador na cidade, Lucas Sanches deve se candidatar pelo PL ao mesmo cargo, mas não tem o apoio do ex-presidente, que é seu companheiro de partido.
O que aconteceu
Bolsonaro foi, mas não falou. Palavras de apoio a Wilson ficaram a cargo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que destacou o trabalho de Wilson como líder do governo na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Wilson nega constrangimento e se diz feliz com adesão do ex-presidente. Ao UOL, o deputado estadual se apresentou como o candidato da direita em Guarulhos e disse que a presença de Bolsonaro consolida o apoio do ex-presidente à candidatura. A vaga de vice em sua chapa ficou com Professor Jesus (Podemos).
O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, participou da convenção. O secretário estadual de governo Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, o atual prefeito de Guarulhos Guti (PSD) e o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) também estiveram presentes.
Danilo Campetti foi outra presença ilustre. Ele é um dos possíveis beneficiados em caso de uma eventual eleição de Wilson. Segurança de Tarcísio durante a campanha e hoje assessor do governador, ele é o primeiro na lista de suplentes do Republicanos na Alesp.
Preterido por Bolsonaro, Sanches tem o apoio de Valdemar da Costa Neto. Apesar da adesão do presidente do PL, o vereador aparece em terceiro nas pesquisas. Wilson também não lidera e fica atrás do ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) nas sondagens.
Fim de semana de convenções em São Paulo
Pela manhã, governador e ex-presidente estiveram em convenção na capital. Realizado na sede da Alesp, o ato oficializou a candidatura do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) à reeleição.
Evento na capital focou em habitação. O tema é uma bandeira histórica de Guilherme Boulos (Psol), rival de Nunes na disputa pela prefeitura. O atual prefeito reforçou sua origem na periferia e a imagem como pai e marido. "Acima de tudo, sou o Ricardo, uma pessoa igual a cada um de vocês", afirmou.
União Brasil confirma apoio a Nunes na capital. O anúncio oficial em convenção na Zona Sul da cidade deu fim a meses de incerteza em relação ao posicionamento do partido nas próximas eleições. O deputado federal Kim Kataguiri, que pretendia concorrer à prefeitura pela legenda, não compareceu.
PRTB deve oficializar candidatura de Pablo Marçal no domingo. Com 12% de intenções de voto na pesquisa Quaest divulgada nesta semana, o candidato entra na disputa em meio a uma guerra interna pelo controle da legenda entre os herdeiros de Levy Fidelix, morto em 2021 e fundador do partido.
Disputa pela Prefeitura de São Paulo terá o primeiro debate na próxima quinta (8). Organizado pela Band, o encontro de candidatos acontece a partir das 22h15.
O que dizem os envolvidos
Tenho alegria (pelo apoio de Bolsonaro). Constrangimento, não. Estamos em uma democracia. O maior líder da direita no Brasil tem direito de dizer quem ele entende que é de direita e quem ele entende que não é de direita
Jorge Wilson (Republicanos), deputado estadual
Jorge Wilson está pronto para fazer a diferença. Quando assumi o governo do estado, coloquei Jorge Wilson como líder do governo na Alesp. De lá para cá, quantos avanços, vitórias e conquistas. Se a gente vai ter escola cívico-militar e aprovou recursos para trazer o metrô a Guarulhos agradeçam ao Xerife (apelido de Wilson)
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
Deixe seu comentário