Com Estêvão como novidade, Dorival convoca Seleção para jogos das Eliminatórias

O jovem atacante de 17 anos Estêvão, do Palmeiras, é a grande novidade na lista de convocados da Seleção Brasileira divulgada nesta sexta-feira (23) pelo técnico Dorival Júnior para os jogos contra Equador e Paraguai, no início de setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Além de Estêvão, que já está negociado com o Chelsea, a grande revelação deste ano no Campeonato Brasileiro, o atacante Luiz Henrique (23 anos), do Botafogo, é outro nome que foi chamado pela primeira vez para defender a Seleção.

"Têm nos mostrado coisas muito boas. Acredito que sejam merecidas as convocações", disse Dorival sobre Estêvão e Luiz Henrique em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

"Acredito e confio muito que uma mescla [entre jogadores jovens e mais experientes] é necessária", acrescentou o treinador.

Em relação ao grupo que disputou a Copa América, outros três jogadores que atuam no futebol brasileiro foram chamados: os meio-campistas André (Fluminense) e Gerson (Flamengo) e o atacante Pedro (Flamengo).

"Para um processo de reformulação, precisa ter uma manutenção. A estrutura está mantida. Mas é natural que um ou outro elemento seja importante para complementar", continuou Dorival sobre as novidades na lista.

O Brasil vai enfrentar o Equador no dia 6 de setembro, em Curitiba, e depois visita o Paraguai em Assunção no dia 10.

- Equilíbrio -

Para os jogos contra Equador e Paraguai, Dorival quer "equilíbrio entre marcação e criação".

Continua após a publicidade

"Espero que possamos levar isso a campo. E uma presença mais frequente no campo do adversário", comentou.

A Seleção vem de três derrotas consecutivas e uma série de quatro jogos sem vencer nas Eliminatórias. No momento, ocupa a sexta posição na tabela, a última que dá vaga direta ao Mundial, com sete pontos em seis rodadas.

Na Copa América disputada nos Estados Unidos entre junho e julho, o Brasil caiu nas quartas de final eliminado pelo Uruguai nos pênaltis, apesar de chegar à competição motivado com o bom momento de Vinícius Júnior e Rodrygo no Real Madrid.

"Agora, tenho confiança muito grande de que tudo isso se reverta lá na frente. Se Deus quiser, ao fim do ano isso estará diferente. Trabalho para isso", afirmou Dorival.

-- Lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool/ING), Bento (Al-Nassr/ARA), Ederson (Manchester City/ING). 

Continua após a publicidade

Defensores: Danilo (Juventus/ITA), Yan Couto (Borussia Dortmund/ALE), Guilherme Arana (Atlético-MG), Wendell (Porto/POR), Lucas Beraldo (Paris Saint-Germain/FRA), Éder Militão (Real Madrid/ESP), Gabriel Magalhães (Arsenal/ING), Maquinhos (Paris Saint-Germain/FRA). 

Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle/ING), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton/ING), Lucas Paquetá (West Ham/ING). 

Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Endrick (Real Madrid/ESP), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City/ING), Rodrygo (Real Madrid/ESP) e Vinícius Júnior (Real Madrid/ESP). 

prb/app/ol/cb

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes