Conteúdo publicado há 4 meses

Homem é preso em flagrante após iniciar incêndio em terreno no PR; vídeo

Um homem foi preso na quarta-feira (11) após uma câmera de segurança registrar o momento em que ele inicia um incêndio em um terreno baldio em Cascavel, no Paraná.

O que aconteceu

Homem foi preso por crime ambiental. A Polícia Civil do Paraná foi chamada após moradores da região observarem a fumaça do incêndio, causado na última terça-feira (10). A prisão se dá em meio a uma força-tarefa da polícia para conter incêndios e prender responsáveis por queimadas.

Ele segue detido, segundo a polícia. A reportagem procurou o Tribunal de Justiça do Paraná para saber se ele já passou por audiência de custódia. Se houver retorno, o texto será atualizado.

Chamas foram controladas antes da chegada de bombeiros. O incêndio causou rapidamente "uma forte fumaça na região, comprometendo a qualidade do ar na área", informou a polícia.

É preciso atuar com rigor neste momento em que o país passa por um período de baixa umidade e altas temperaturas. Este tipo de atitude aumenta o nível de poluição no ar, além de poder causar um incêndio descontrolado nas propriedades vizinhas. [...] É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre o risco de queimadas neste momento. É também fundamental que a população nos ajude com as denúncias sobre este tipo de incidente, para podermos agir com rigor e agilidade.
Delegado Diego Ribeiro Martins

Queimadas em agosto destruíram área superior à de 9 estados

O mês de agosto de 2024 teve 110 mil km² queimados em todos os biomas. Essa é a terceira pior marca para o mês desde o início das medições, em 2003. Até então, apenas agosto de 2007 e 2010 tiveram marcas piores que a deste ano.

A área queimada é maior que nove estados da federação. Ela também supera a soma dos territórios de Distrito Federal (5.760 km²), Sergipe (21.925), Alagoas (27.848) e Rio de Janeiro (43.750).

Os dados foram divulgados na quarta-feira (11) na página do Programa de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Nos oito meses do ano, o total de área queimada do país chega 224 mil km² - ou seja, metade da destruição do fogo ocorreu em agosto.

Continua após a publicidade

Meses de agosto com mais área queimada (km²):

  1. 2010 - 132.715
  2. 2007 - 120.412
  3. 2024 - 110.704
  4. 2005 - 109.927
  5. 2012 - 85.992

23 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio Pereira Dias Neto

São pessoas com ódio do governo, querendo botar fogo no país para dizerem que é culpa do governo. O ódio da ignorância, do jogo baixo, daqueles que destroem achando que é patriotismo, tamanha loucura que esses radicais politizados têm. O famoso 08/01 ser chamado de ato nacionalista, entrar quebrando tudo porque não conseguiram aceitar as urnas? Se tivessem ficado quietos, o Bolsonaro tentaria novamente em 2026 com muitas chances de ganhar, mas não, resolveram quebrar tudo, partir para cima do judiciário, e o que aconteceu: deixaram seu mito inelegível por 8 anos. Pessoas com pouca condição intelectual, visão turva da realidade. Não conseguem entender pessoas como eu, que não sou esquerda e nem direita, taxando erroneamente como comunista _ UM ABSURDO. Temos um povo caindo num abismo perigoso. Que a polícia imparcialmente, analise tais atos que estão queimando o país. Na Amazônia, podem crer que os bois já adentrar a mata queimada...

Denunciar

Marcos Aurelio Lemos de Brito

Aqui na região de Campinas Sp foi preso um que colocou fogo em vários lugares! Um absurdo!

Denunciar

Priscila de Azevedo Noronha

É, quando o sujeito não consegue ser o melhor, opta por ser o pior. Uma mentalidade bastante comum.

Denunciar