Presidente do Irã busca diálogo com Ocidente sobre 'agressão' russa à Ucrânia

O novo presidente iraniano, Masud Pezeshkian, garantiu nesta segunda-feira (23) que busca um diálogo com o Ocidente sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, e negou que seu país fornece mísseis a Moscou.

"Estamos tentando sentar para dialogar e negociar com os europeus e os americanos. Nunca apoiamos a agressão da Rússia no território da Ucrânia", disse Pezeshkian a jornalistas, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os governos ocidentais acusam o Irã de fornecer drones e mísseis à Rússia para a sua guerra contra a Ucrânia, o que Teerã nega. 

As tensões aumentaram recentemente depois de França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos terem anunciado novas sanções contra o Irã pelo fornecimento de mísseis. 

O presidente iraniano negou novamente que o seu país tenha fornecido estas armas à Rússia. 

Pezeshkian garantiu que o Irã acredita na resolução do conflito na Ucrânia por meio do "diálogo e não da morte". "As fronteiras de cada país devem ser respeitadas", acrescentou. 

A Ucrânia ameaçou romper relações com Teerã por causa dos mísseis que, segundo fontes diplomáticas, poderiam permitir que a Rússia atacasse ainda mais o país.

sct/gw/bjt/nn/db/jc/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.