Governo sírio reporta sete civis mortos em bombardeio israelense em Damasco

Pelo menos sete pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram nesta terça-feira (8) em um bombardeio israelense contra um prédio residencial em Damasco, informou o Ministério da Defesa sírio. 

"O inimigo israelense lançou uma agressão aérea (...) contra um prédio residencial e comercial no bairro densamente populoso de Mazzeh, em Damasco, e matou sete civis, incluindo crianças e mulheres", declarou o ministério.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), radicado em Londres e com uma extensa rede de informantes no país, reportou, por sua vez, um segundo balanço de nove mortos, inclusive cinco civis. O anterior dava conta de quatro mortos.

Segundo esta organização, o bombardeio visou "um edifício frequentado por altos dirigentes da Guarda Revolucionária Iraniana [exército ideológico do Irã] e membros do Hezbollah libanês, assim como um veículo estacionado em frente ao edifício".

Ao menos dois dos mortos não eram sírios, informou o OSDH, sem dar detalhes sobre suas nacionalidades.

A agência de notícias iraniana Fars e a embaixada do Irã na Síria afirmaram, por sua vez, que entre os mortos não havia nenhum iraniano.

O ataque ocorreu no bairro de Mazzeh, que abriga missões diplomáticas e escritórios da ONU, segundo um correspondente da AFP, que contou cerca de 20 veículos danificados.

O Ministério sírio das Relações Exteriores condenou "nos termos mais enérgicos este crime brutal contra civis indefesos" e pediu "medidas imediatas" para impedir que Israel arraste a região "para um confronto que terá consequências desastrosas".

Na quarta-feira passada, um bombardeio no mesmo bairro deixou vários mortos, inclusive - segundo o OSDH - o genro do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, morto em 27 de setembro em um bombardeio em Beirute.

Continua após a publicidade

As autoridades israelenses não costumam comentar estes bombardeios, mas afirmam que não permitirão que o Irã, arqui-inimigo de Israel, estenda sua presença na Síria. 

aya/cf/vl/jvb-sag/eg/ic/yr/jb/mvv

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.