Wall Street fecha em alta, com recorde do Dow Jones
A Bolsa de Valores de Nova York fechou em alta nesta segunda-feira (25), ganhando impulso no início desta semana com a nomeação de Scott Bessent para comandar o Departamento do Tesouro americano.
O índice Dow Jones registrou alta de 0,99%, batendo um novo recorde no fechamento, enquanto o tecnológico Nasdaq subiu 0,27% e o índice mais amplo S&P 500 avançou 0,30%.
"Houve alívio após esta escolha para o Tesouro, que tranquilizou o mercado", comentou Angelo Kourkafas, da Edward Jones.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira que planeja indicar Scott Bessent como secretário do Tesouro quando assumir o cargo.
Aos 70 anos, Bessent passou quase 15 anos ao lado do financista George Soros antes de criar sua própria empresa de investimentos, o Key Square Group, uma carreira que o colocou dentro círculo íntimo de Wall Street.
Para Will Compernolle, da FHN Financial, Bessent "vai liderar o Tesouro com pulso firme".
Os operadores acalmaram assim seus temores de ver um candidato disposto a aumentar a dívida, o que provavelmente reativaria a inflação, explica Angelo Kourkafas.
Assim, houve reflexos no mercado de títulos públicos americanos e o rendimento do papel com vencimento em 10 anos caiu para 4,27%, contra 4,40% no fechamento de sexta-feira.
Os operadores revisaram suas expectativas em política monetária e veem um cenário com pelo menos três cortes adicionais nos juros por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) até o fim de 2025, contra dois que estimavam na sexta-feira.
Isso "ajudou as ações", destacou Angelo Kourkafas, prevendo que nada pode "mudar o humor positivo do mercado" esta semana.
tu/ktr/db/dga/ag/rpr/ic
© Agence France-Presse