Duas instalações olímpicas são inauguradas em Deodoro no Rio

Duas novas instalações no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio, foram inauguradas hoje (2). A Arena da Juventude receberá partidas de basquete feminino, a esgrima do pentatlo moderno e o torneio de esgrima em cadeiras de rodas. Já o Estádio de Deodoro será palco do rugby, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos de futebol de 7 (paralímpico).

Instalação temporária, o Estádio de Deodoro será testado já no próximo fim de semana, com o Campeonato Internacional de Rugby Sevens. Entre os dias 10 e 14, outro evento-teste, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, ocupará as duas instalações.

A Arena da Juventude será um dos legados que os Jogos deixarão na cidade, sendo parte do conjunto de instalações administradas pelo Exército, mas não terá uso restrito às Forças Armadas. Poderá receber treinos de equipes brasileiras de alto rendimento e competições nacionais e internacionais.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se disse aliviado por entregar as arenas. "O que era nosso maior drama hoje é uma certeza. Muito se falou que as instalações que estão aqui não seriam entregues sequer após as Olimpíadas. Felizmente estamos com tudo pronto nessa região."

O secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, destacou o legado social que os equipamentos deixarão para Deodoro: a experiência positiva com os Jogos Pan- Americanos de 2007 e a importância de se olhar para áreas mais carentes. "Fizemos um estudo e constatamos que essa região é a mais jovem e a mais pobre da cidade. Então, nada mais justo do que voltarmos nosso olhar para essa área, assim como no Pan em 2007, que foi um sucesso ", lembrou.

A atleta do time de rugby de Niterói, Daiana Dacara, elogiou bastante o campo para a prática do esporte. "Está ótimo [o gramado]! Tudo marcado direitinho e bem feito. Agora é só aguardar e controlar a ansiedade até lá. Para mim, que amo esse esporte, viver tudo isso é um presente ."

Os Jogos Olímpicos ocorrem entre 5 e 21 de agosto e os Paralímpicos, entre 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 10 mil atletas de 205 países são esperados na cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos