Pelo menos 700 mortos em naufrágios no Mediterrâneo essa semana

Da Agência Lusa

Pelo menos 700 migrantes morreram afogados essa semana em três naufrágios na costa da Líbia, calculou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). "A situação é caótica, não podemos ter certeza dos números, mas receamos que ao menos 700 pessoas podem ter morrido afogadas em três naufrágios essa semana", diz o porta-voz da entidade Federico Fossi.

Cerca de 500 migrantes desapareceram depois de a embarcação de pesca na qual estavam ter naufragado na quinta-feira (26) na costa da Líbia, segundo o testemunho  sobreviventes. De acordo com eles, entre os mortos estariam pelo menos 40 crianças, incluindo, bebés recém-nascidos. "Nunca saberemos o número exato [de desaparecidos], nunca saberemos a sua identidade, mas os sobreviventes disseram que morreram mais de 500 pessoas", afirmou Carlota Sami, do Acnur, em um cometário publicado na rede social Twitter.

Na quarta-feira, ao menos 100 pessoas desapareceram na sequência de um naufrágio. Na sexta-feira (27), em ouro naufrágio, foram recuperados 45 corpos durante operação de busca e salvamento.

A porta-voz da organização de defesa dos direitos humanos Save the Children na Sicília, Gionanna Di Benedetto, disse que é impossível verificar o número de mortos, mas de acordo com relatos dos sobreviventes, cerca de 1.100 pessoas saíram de Sabratha, na Líbia, na quinta-feira, em duas embarcações de pesca e num bote.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos