Parcerias com o Brasil não mudarão com o Brexit, diz diplomata

Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil

Wasim Mir, Encarregado de Negócios da Embaixada Britânica no Brasil, garantiu que a saída do Reino Unido da União Europeia (conhecida pelo termo em inglês Brexit) não afetará as parcerias comerciais com o Brasil.

"A relação entre o Reino Unido e o Brasil é antiga, mais até do que com a União Europeia. Houve altos e baixos, mas, nos últimos anos, fortaleceu consideravelmente", declarou. O diplomata participou hoje (6) de debate promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), na capital paulista.

Presença no Brasil

Segundo ele, há mais de 300 empresas britânicas com presença no Brasil e isso vai continuar. O intercâmbio entre estudantes também será mantido. Wasim informou que a quantidade de intercambistas brasileiros aumentou na Inglaterra durante os últimos anos, com contribuições importantes na área da ciência.

Ele destacou que o Reino Unido está entre as seis maiores economias do mundo, sendo a que mais cresceu no G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo), em 2015. Para ele, as instabilidades da libra esterlina, moeda britânica, e dos valores nos mercados de ações britânicos são momentâneos.

"Uma coisa que todos sabemos é que o mercado global não gosta de incertezas. É importante lembrar, mesmo com a instabilidade, que a Inglaterra sempre foi aberta a negócios. Nosso comprometimento com os parceiros não vai mudar", garantiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos