Começa em Brasília cúpula da CPLP com presença do novo secretário-geral da ONU

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil

Representantes de nove nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão em Brasília para a 11ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo do grupo. Aberto hoje (31) à tarde, o evento terá como principais temas a expansão do Acordo Ortográfico e o plano de trabalho do organismo internacional. O novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU, o português António Guterres, participará da reunião.

Mais cedo, Temer recebeu chefes de Estado da CPLP, entre eles o presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, no Palácio do Planalto Antonio Cruz/ Agência Brasil

Antes da sessão solene de abertura da cúpula, no Palácio Itamaraty, o presidente Michel Temer recebeu os presidentes, primeiros-ministros e vice-presidentes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Moçambique enviou como representante seu ministro de Negócios Estrangeiros.

Durante a reunião, o Brasil assumirá a presidência do grupo pelo próximo biênio, sucedendo o Timor-Leste, no ano em que a CPLP comemora 20 anos. Além da valorização da língua portuguesa, a comunidade busca projetos de cooperação entre os países-membros em várias áreas, como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura e esportes.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, cumprimentou Guterres pela indicação para o cargo máximo da ONU e citou o desenvolvimento inclusivo e sustentável como instrumento para o crescimento dos países-membros da CPLP.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos