Transpetro reforça sistema de segurança na canalização de óleo e gas

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

A Transpetro anunciou hoje (23), no Rio de Janeiro, a adoção de novo sistema para facilitar o contato das comunidades por onde passam dutos de petróleo, gás e derivados da empresa. Os seis diferentes números gratuitos, de prefixo 0800, disponibilizados atualmente, serão substituídos apenas pelo número 168.

O atendimento pelo 168 também é gratuito e vai operar ininterruptamente. Ele já está valendo para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e no próximo dia 1º de março funcionará em todo o Brasil. Por meio de sua assessoria, a Transpetro informou que os números 0800 vão continuar operando em um sistema redundante pelos próximos dois anos.

O reforço da comunicação com a população objetiva "evitar ações de pessoas não autorizadas em suas instalações, o que traz risco de incêndio e até mesmo de explosão". Razão pela qual estão sendo instaladas placas de identificação dos dutos para alertar sobre o perigo da ação de terceiros. "O transporte dutoviário de combustíveis é seguro e eficiente, desde que executado pelos funcionários da Transpetro", de acordo com a companhia.

A subsidiária da Petrobras alerta as comunidades para que denunciem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos, incluindo obras e construções na faixa, pessoas trabalhando sem uniforme da empresa e caminhões de combustível perto das faixas de dutos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos