Topo

Deslizamento que matou 14 era difícil de prever, diz prefeito de Niterói

Rodrigo Neves (centro), prefeito de Niterói, visita comunidade onde ocorreu deslizamento - Marina Lang/UOL
Rodrigo Neves (centro), prefeito de Niterói, visita comunidade onde ocorreu deslizamento Imagem: Marina Lang/UOL

Da Agência Brasil

11/11/2018 13h20Atualizada em 11/11/2018 17h23

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), disse neste domingo (11) que o deslizamento da rocha em Niterói, que resultou em 15 mortes, foi um evento difícil de ser previsto e isentou a prefeitura de responsabilidades no episódio.

Segundo ele, há uma rede de sirenes no município, acionadas em caso de chuvas fortes, mas não foi o caso, pois nem chovia no momento do acidente. A afirmação foi confirmada pelo presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Wilson Giozza, que participou de entrevista de imprensa coletiva. 

Segundo o prefeito, 22 famílias receberão, imediatamente, aluguel social, para alugarem um imóvel até a entrega de unidades, prevista para dezembro, construídas em parceria com a Caixa.

O recolhimento de doações está concentrado na Escola Portugal Neves, próximo ao local do acidente. A quadra da escola já está lotada com roupas, comida, água mineral e artigos de higiene e de limpeza. A coordenação é feita por voluntários e também por funcionários da prefeitura. Psicólogos foram deslocados para o local para atender as famílias das vítimas.

Enterro

O sepultamento de 13 das 15 vítimas do desabamento do Morro da Boa Esperança será realizado na tarde deste domingo, no Cemitério do Maruí, em Niterói. Sete dos mortos eram da mesma família. O clima em torno da comunidade é de muita consternação, mas também de grande solidariedade, com a chegada, a todo momento, de doações de todo o tipo.