Topo

Países do Mercosul têm convergência para aumentar competitividade

17/07/2019 17h14

O Ministério das Relações Exteriores avalia que há uma convergência entre os quatro países-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para transformar o bloco em instrumento para aumentar a competitividade e a integração de suas economias com os mercados regional e global. "O acordo com a União Europeia é evidência deste novo momento vivido pelo Mercosul", diz a nota do Itamaraty.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu a presidência pro tempore (rotativa) do Mercosul ao participar hoje (17) da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina. Ao discursar na sessão plenária, Bolsonaro disse que vai trabalhar para acelerar a modernização do grupo

"Durante sua presidência, o Brasil buscará preservar e fortalecer as linhas de ação adotadas durante o mandato argentino, no sentido de intensificar a negociação de acordos comerciais externos, reduzir a Tarifa Externa Comum e dar seguimento aos esforços de racionalização do funcionamento do bloco, com diminuição de custos e burocracia", informa a diplomacia brasileira.

 

Mais Notícias