Topo

Esse conteúdo é antigo

Celso de Mello autoriza inquérito contra Weintraub por ironias à China

19/02/2020 - O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa do primeiro culto de Santa Ceia de 2020 da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional - Marcelo Camargo/Agência Brasil
19/02/2020 - O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa do primeiro culto de Santa Ceia de 2020 da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 09h45

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na noite de ontem a abertura de um inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para apurar um suposto crime de racismo em declarações irônicas relacionadas à China no Twitter.

A abertura do inquérito havia sido pedida pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, devido a uma publicação em que Weintraub usava o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, para insinuar que a pandemia do coronavírus beneficiaria a China.

weintraub - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou a suposta violação do artigo 20 da lei, que define os crimes por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de um a três anos de prisão.

O ministro da Educação deve agora ser ouvido pela PGR. Celso de Mello retirou o sigilo do caso e deu prazo de 90 dias para a conclusão da investigação.

Em resposta à Agência Brasil, o Ministério da Educação disse que não comentará a abertura do inquérito.