Campanhas de multivacinação e de pólio começam hoje em todo o Brasil
Começam hoje as campanhas de vacinação contra a poliomielite e a Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente até 14 anos.
Conforme as orientações do Ministério da Saúde, as campanhas vão até o dia 31 de outubro. No dia 17, a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional.
No Rio de Janeiro, as vacinas estarão disponíveis nas 237 Unidades da Atenção Primária à Saúde da capital, das 8h às 17h.
De acordo com a SMS (Secretaria Municipal de Saúde do Rio), o público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, independentemente da quantidade de doses que já tenham contra poliomielite. Na Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente, o foco são todas as crianças de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Nas campanhas, as cadernetas de vacinação serão avaliadas para permitir a atualização das doses em atraso, atendendo os esquemas preconizados pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações). Durante o período, o município do Rio de Janeiro também realizará a Estratégia de Intensificação contra o sarampo com a vacinação indiscriminada da população de 15 a 49 anos.
"As campanhas têm como objetivo garantir proteção contra diversas doenças que podem ser evitadas por meio de vacinas, contribuindo para seu controle e até eliminação, ampliando a cobertura em todo país", alertou a SMS.
Segundo a secretaria, a mobilização é uma estratégia para disponibilizar a atualização do calendário de vacinas em uma única ida à unidade de saúde, o que facilita o acesso de pais ou responsáveis aos serviços de saúde pública.
Pandemia
Mesmo com as ações de combate à pandemia do novo coronavírus, a SMS montou estratégias para imunizar a população. Na vacinação contra a gripe, houve ações como a vacinação em sistema drive-thru em postos do Detran e em domicílio. Além disso, houve vacinação nos postos da rede obedecendo as medidas de segurança e precaução. Conforme a pasta, mais de dois milhões de pessoas foram imunizadas contra a gripe durante a campanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.